segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Um Amorense nos Jogos Olímpicos

Agosto de 1920, começam na cidade belga de Antuérpia os VII Jogos Olímpicos da era moderna. Entre os 13 atletas portugueses, um amorense: o Sargento António dos Santos.
Nascido a 24 de Abril de 1888 na Freguesia de Amor, aos 29 anos, já casado e fazendo parte do Regimento de Infantaria nº7 sediado em Leiria, será incorporado no Corpo Expedicionário Português. Este corpo militar de soldados portugueses é enviado em Janeiro de 1917 para combaterem na I Guerra Mundial em terras francesas. Pouco se sabe sobre esse período, para além de ter sido ferido em combate a 26 de Agosto desse ano e evacuado.
Em 1920, regressará aquela zona, e ajudará a equipa portuguesa de tiro a classificar-se num respeitável 8ºlugar, entre 15 nações na competição de tiro olímpico.
Nos próximos anos, o 2º Sargento Santos irá acumular prémios e medalhas nacionais, tendo estabelecido vários recordes nacionais nas categorias de pistola livre a 50 metros e pistola de guerra a 25 metros.
Voltará a ser escolhido para representar o país nos Jogos Olímpicos de 1932, mas por estranhos motivos, acaba por não partir para Los Angeles, e desgostoso deixa de participar em competições.
Falece a 14 de Janeiro de 1968 na Marinha Grande, e encontra-se homenageado na freguesia com uma rua em seu nome (Rua Sargento Santos), que faz o acesso ao CRC 22 de Junho/Amor.

Por Levi Redondo Bolacha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...