quarta-feira, 29 de março de 2017

Falecimento


segunda-feira, 13 de março de 2017

Posto de Médico de Amor assaltado

Três juntas de freguesia foram assaltadas desde o fim-de-semana nos concelhos de Leiria e Pombal, sendo o caso mais grave, o desta manhã, quando a junta do Louriçal foi assaltada por dois homens armados. A Junta de Freguesia do Louriçal, no concelho de Pombal, foi assaltada hoje, cerca das 10h00, quando dois indivíduos armados entraram no edifício da autarquia, onde funciona o posto dos Correios, e exigiram que lhes fosse entregue todo o dinheiro em caixa. Posteriormente puseram-se em fuga para parte incerta. O caso está a ser investigado pela Polícia judiciária. Em Amor e Azoia, concelho de Leiria, as extensões de saúde foram assaltadas, presumivelmente, durante o fim-de-semana. O alerta foi dado esta manhã. Os presidentes de junta estão a apurar os prejuízos resultantes dos assaltos e em que circunstâncias ocorreram. No local esta manhã, estiveram as autoridades, que vão agora investigar o caso.

Diário de Leiria

Falecimento


Falecimento


quinta-feira, 9 de março de 2017

Coviran abriu hoje as suas portas em Amor

Foto: Amor Mais

ETES de Amor já custou 2 milhões de euros

A obra ainda não começou nem sequer adjudicada, mas a Estação de Tratamentos Efluentes Suinícolas (ETES) já custou mais de dois milhões de euros.
Ainda não há adjudicação e, muito menos, obra feita, mas a Estação de Tratamento dos Efluentes Suinícolas (ETES) do Lis, a construir em Amor, já custou mais de dois milhões de euros.
Os números são assumidos e explicados por David Neves, presidente da Recilis, empresa que detém 100% da Valoragudo, a entidade promotora da ETES.
Em entrevista ao JORNAL DE LEIRIA (ver páginas 6 e 7) o dirigente assegura que, até ao momento, a Recilis recebeu 1,3 milhões de euros de dinheiro público e revela que o processo da ETES já ultrapassou os dois milhões de euros: “739 mil euros para terrenos, 300 mil para estudos e 420 mil para assistência técnica” dada pela antiga Simlis.
A essas verbas, junta-se uma parcela superior a meio milhão de euros investida na ETAR Norte para que a estrutura, construída para esgotos domésticos, pudesse também receber efluentes suinícolas, quer enquanto a ETES não entrasse em funcionamento quer depois, para servir as explorações agro-pecuárias daquela zona.
Só que, apesar de ter capacidade para tratar diariamente até 280 metros cúbicos de efluente, a média diária anda muito longe desse limite, sendo que, ano passado, rondou os 80 metros cúbicos e, segundo dados a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, houve muitos dias sem qualquer descarga.
Há ainda a somar 2,5 milhões de euros investidos em duas ETAR – Bidoeira e Raposeira – inauguradas em 1994 e que nunca funcionaram em pleno. Isto porque as soluções técnicas adoptadas, com recurso a tecnologias obsoletas e que implicavam custos de exploração astronómicos, acabaram por levar à sua desactivação.
“Gastou-se muito dinheiro e não há solução. É preciso saber para onde foi o dinheiro. Estamos a falar de milhões”, acusa o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, que defende o apuramento de responsabilidades, quer através das “instâncias judiciais” quer de uma eventual comissão parlamentar.
Em entrevista ao JORNAL DE LEIRIA, o presidente da Recilis recorda que a Inspecção-Geral de Finanças já fez uma auditoria à empresa e concluiu que “houve uma correcta gestão do dinheiro público”.

Prorrogação é “manobra dilatória”
O líder do município da Batalha está entre os autarcas e ambientalista da região que reagiram sem surpresa a mais um adiamento do início da construção da ETES, prorrogação esta que surge num momento em que, de acordo com o contrato de financiamento, a obra já deveria estar em fase de conclusão.
A Recilis justifica o pedido de prorrogação com a necessidade de “validar” questões relacionadas com a “viabilidade” e “sustentabilidade económica” do projecto, mas o argumento parece não convencer.
Paulo Batista Santos fala em “mais uma manobra dilatória” protagonizada por “quem não quer que a obra se faça” e ameaça mesmo recorrer às instâncias judiciais para apurar responsabilidades, acusando a Recilis de “não querer verdadeiramente resolver o problema”.
Para já, e na sequência da notícia avançada na última edição do JORNAL DE LEIRIA sobre a prorrogação do prazo para o início das obras da ETES, aquele município anunciou que irá solicitar uma reunião “urgente” da comissão de acompanhamento da ETES do Lis.

Jornal de Leiria

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Dois homens assaltaram posto dos CTT de Amor

Dois homens armados assaltaram, ontem de manhã (11h30), o posto dos CTT que funciona nas instalações da Junta de Freguesia de Amor, concelho de Leiria, depois de obrigarem a funcionária a entregar o dinheiro que tinha na caixa. Segundo fonte do Comando Territorial da GNR de Leiria, os dois indivíduos, com óculos de sol escuros e capuzes, irromperam pelas instalações da Junta de Freguesia de Amor - onde funciona o posto dos CTT -, deram ordem a alguns cidadãos que estavam no local para não fazerem barulho e entraram no gabinete da funcionária, de onde retiraram o dinheiro. “Levaram uma quantia de dinheiro não muito avultada. Temos a indicação que ninguém ficou ferido, nem a funcionária nem os cidadãos que estavam no interior das instalações”, afirmou fonte da GNR.

Posto dos CTT de Amor assaltado à mão armada esta manhã

Dois indivíduos armados com caçadeira e pistola assaltaram, ao meio da manhã de hoje, o posto dos CTT da Junta de Freguesia de Amor, concelho de Leiria. Os assaltantes fugiram de seguida num carro conduzido por um terceiro elemento.
O roubo ocorreu cerca das 11h30, durante o horário de atendimento do posto. O REGIÃO DE LEIRIA apurou que estavam três cidadãos na fila de espera para serem atendidos quando dois homens, com o rosto dissimulados por óculos de sol e capuzes, irromperam pela porta de entrada.
Segundo alguns testemunhos, os indivíduos mandaram as pessoas virarem-se para a parede tendo um deles entrado no gabinete de atendimento da funcionária, que se viu obrigada a entregar o dinheiro que tinha em caixa. O assaltante ainda vasculhou a sala à procura de mais dinheiro, antes de os dois se porem em fuga.
"Não falaram mal para ninguém, só nos disseram não fazermos barulhos" e  "não quiseram levar nada das pessoas que estavam na sala de espera", adiantou uma das funcionárias.
"Foi tudo muito rápido, demorou dois minutos nem tanto. Foi o tempo de entrarem, vasculharem e irem embora", acrescentou, referindo que as pessoas, com alguma idade, "ficaram assustadas e nervosas mas lidaram bem com a situação" dada as circunstâncias, sublinhando que ninguém foi agredido.
Os três indivíduos puseram-se em fuga num carro de cor cinzenta, ao que tudo indica em direção a Monte Real.
Ao REGIÃO DE LEIRIA, Rafael Santos, secretário da Junta de Freguesia de Amor, refere que o montante roubado ainda não foi apurado e que os serviços encontram-se neste momento encerrados.
A GNR foi chamada ao local, onde procedeu à segurança do local e preservação dos vestígios até à chegada da Polícia Judiciária, entidade competente para investigar este tipo de crimes.
Segundo fonte da GNR, não houve esta manhã qualquer outro registo de assaltos semelhantes na área da sua competência, no distrito.

Martine Rainho - Região de Leiria

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Condenada a 4 anos de prisão por tentar matar companheiro em Amor

O Tribunal de Leiria condenou hoje uma mulher de 34 anos a quatro anos de prisão efetiva por tentativa de homicídio, crime que ocorreu em agosto de 2016 em Amor, Leiria.
Na leitura do acórdão, o juiz presidente do coletivo considerou que os factos que constam na acusação ficaram provados.
“O tribunal teve em conta a sua confissão parcial, pese embora, se tivesse optado pelo silêncio, a prova seria produzida na mesma”, salientou o magistrado.
Segundo o juiz, a mulher, que assistiu à leitura do acórdão através de videoconferência na cadeia, teve uma discussão com o companheiro da altura, “devido ao facto de ter bebido bebidas alcoólicas”, na casa onde ambos viviam, em Amor.
O casal desentendeu-se quando o homem disse que queria sair de casa: “A senhora impediu-o e ele deu-lhe um estalo”, referiu o juiz, acrescentando que mais tarde a mulher foi à gaveta da cozinha buscar uma faca e espetou-a no peito do companheiro. “Agiu de forma deliberada e consciente, sabendo que lhe podia tirar a vida, o que não aconteceu porque teve assistência médica. A forma como desferiu a facada não era de quem queria apenas assustar”, adiantou.
O juiz sublinhou tratar-se de uma situação grave, mas referiu que a mulher poderá sair em liberdade condicional “se fizer um esforço e trabalhar para isso”. “Esta pausa pode ser suficiente para tratar da sua saúde e ter objetivos sérios”, disse à arguida, informando que a mulher vai continuar em prisão preventiva até a sentença transitar em julgado.
A mulher foi ainda condenada a pagar uma indemnização ao Centro Hospitalar de Leiria, que “corresponde às despesas” da vítima quando foi socorrida.
O advogado da arguida, Ricardo Galo, afirmou que irá analisar o acórdão “ponto por ponto” para recorrer da decisão para uma pena suspensa.

Diário de Notícias

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Oferta de Emprego

A Primavida - Residência Sénior Amor está a recrutar para os seus quadros de pessoal Ajudantes de Acção Directa, com ou sem experiência.
As(os) Interessadas(os) poderão enviar o currículo para o seguinte mail: amor@primavida.org ou entregá-lo pessoalmente nas nossas instalações.

Perfil:
Responsáveis, assíduos e pontuais, assertivos, dinâmicos, pacientes, gosto pelo trabalho em equipa e pelo trabalho com a população sénior.

Horário: Turnos

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Exposição da Freguesia de Amor


Inauguração e Tarde Cultural - 4 de Fevereiro

A Cãmara Municipal de Leiria e a Junta de Freguesia de Amor convidam V/Exa. para a inauguração da Exposição e Tarde Cultural dedicadas à Freguesia de Amor, no âmbito do programa "Rota das Freguesias" que terá lugar no dia 4 de Fevereiro de 2017, ás 16h00, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Aviso Importante: Falta de Água

Devido a uma ruptura na canalização junto ao depósito no Casal dos Claros, a zona de Amor está neste momento sem água canalizada, e o SMAS informou que deverá ainda demorar algumas horas até ser reposta a normalidade.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Jornalista de Amor vence prémio de jornalismo “Direitos Humanos & Integração”

A reportagem “Centro de Acolhimento de Leiria – o último refúgio é muito mais do que uma sopa quente” valeu ao REGIÃO DE LEIRIA dois prémios de jornalismo “Direitos Humanos & Integração”, atribuídos pela Comissão Nacional da UNESCO e pela secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros.
Esta peça, com texto da jornalista Martine Rainho e imagem do repórter fotográfico Joaquim Dâmaso, o REGIÃO DE LEIRIA venceu nas categorias de Comunicação Social e Regional e de Imprensa Escrita, concorrendo neste último caso com trabalhos do Público, Observador, Jornal de Negócios e Diário do Alentejo.
Os prémios foram entregues esta quarta-feira, dia 16, na Biblioteca da Rainha, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença de Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros.
O júri que avaliou os trabalhos era composto por Guilherme d’Oliveira Martins, Catarina Duff Burnay e Paula Moura Pinheiro.

in Região de Leiria

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Fernando Santos partilhou com Amor a sua história de fé

Fernando Santos debruçou-se ontem, no ginásio do Colégio Dinis de Melo, em Amor, sobre o seu retorno à fé cristã, que ocorreu após 40 anos de pouca ligação à igreja. “Nunca serei capaz de explicar o que é que aconteceu”, afirmou, embora admita que, ao longo dos anos, já havia pistas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...