Um casal e o filho de 14 anos ficaram ontem desalojados, depois de um incêndio ter consumido quase a totalidade da casa onde habitavam em Casal dos Claros, na freguesia de Amor, concelho de Leria.
O relógio marcava cerca de 09h00, quando Carminda Barbeiro, de 37 anos, pediu ao marido para ligar a caldeira, porque "queria tomar banho e lavar a loiça".
Segundos depois, contou ao Diário de Leiria, aquilo que identificou como sendo "um estalar", denunciava as chamas que rapidamente consumiram o anexo onde se encontrava a caldeira, propagando-se ao resto da habitação.
"Só pode ter sido a caldeira. Foi tudo muito rápido. Não deu tempo para tirar quase nada de casa", disse, visivelmente transtornada com o sucedido, assegurando que o aparelho "nunca tinha dado problemas".
Das chamas que 'devoraram' a habitação, de tipologia T3, apenas restaram algumas roupas e poucos objectos, entre eles molduras com fotografias da família que Paulo, filho do casal, tentava ainda tirar de casa, com a ajuda de amigos.
Perante o cenário de destruição, os vizinhos rapidamente acorreram ao local, manifestando solidariedade à família desalojada e prestando apoio para refeições e dormidas.
Para já, adiantou Carminda Barbeiro, a família será realojada em casa de familiares.
A habitação, adquirida há cerca de quatro anos, encontra-se no seguro.
No local, estiveram os Bombeiros Voluntários e de Leiria e Ortigosa, além da protecção civil municipal, com 12 homens, apoiados por cinco viaturas.
Helena Amaro - Diário de Leiria