Município de Leiria e Agência para a Modernização Administrativa, IP (AMA I.P), vão assinar Protocolo de Colaboração com vista à instalação e funcionamento de Espaços do Cidadão em treze freguesias do concelho.
O protocolo entre o Município e a AMA I.P. irá permitir a instalação destas estruturas de prestação de serviços de atendimento digital assistido aos cidadãos e às empresas, nas freguesias de Amor, Bajouca, Bidoeira, Caranguejeira, Coimbrão, Maceira, União de Freguesias de Colmeias e Memória, União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, União de Freguesias de Monte Real e Carvide, União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista e União de Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa.
Sendo as freguesias as entidades que mais e melhor conhecem localmente o seu território e a sua população, bem como as necessidades concretas das mesmas no acesso aos serviços públicos, será posteriormente assinado um novo protocolo entre o Município e as treze freguesias que vão receber estes espaços, com o objetivo de transferir para as freguesias as obrigações e prerrogativas assumidas pelo Município de Leiria com a AMA I.P.
Representando uma mais valia para o município pelos benefícios que podem trazer aos munícipes no que se refere à desburocratização e poupança de tempo útil, potenciando o desenvolvimento do concelho, os Espaços do Cidadão, através da prestação de diversos tipos de serviço de atendimento ao público, criam sinergias entre a Administração Central e Local na prossecução de políticas concertadas em prol do interesse público e dos residentes no concelho.
Estes espaços contribuem ainda para a promoção da literacia digital da população, a qual é garantida através do atendimento digital assistido – com o qual se procura, de forma pedagógica, capacitar o cidadão a interagir digitalmente com a Administração Pública.