segunda-feira, 31 de julho de 2023

Amorense Alexandre Conde é craque. Tão craque que vai jogar no FC Barcelona

 

Mais do que um clube, o Fútbol Club Barcelona é o símbolo de uma região, mas também é um anseio para (quase) todos os desportistas.
Dentro daquelas paredes, tudo é talento e tecnologia ao serviço do desporto. Por lá passaram os melhores dos melhores, do futebol, como Messi, passando pelo basquetebol, como Gasol, e terminando no andebol, como Karabatic.
Pois muito bem, um dos melhores atletas de Leiria está prestes a vestir a camisola azul e grená com que sonham desportistas de todo o planeta.
Alexandre Conde, jogador de basquetebol em cadeira de rodas da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD Leiria), foi convidado para mudar-se de armas e bagagens para a capital da Catalunha e integrar o plantel do FC Barcelona, equipa em crescendo que aspira atingir rapidamente o topo da modalidade em Espanha.
Indicado que foi pelo selecionador nacional, o espanhol Óscar Trigo, naturalmente disse sim. “É fantástico. A equipa vai jogar na 3.ª Divisão e quer chegar rapidamente à 1.ª Divisão. Estão, por isso, a reforçar-se”, explica o atleta de 22 anos.
Alexandre Conde, que nasceu com uma deficiência na perna direita, sempre foi apaixonado pelo desporto. O jovem dos Barreiros, freguesia de Amor, começou por dedicar-se ao atletismo e apenas há três anos encontrou a sua verdadeira vocação.
Apesar de também jogar andebol em cadeira de rodas na equipa de Leiria, o que ele aprecia mesmo é meter a bola no cesto. “É uma modalidade mais física, que permite mais contacto com as cadeiras e eu gosto disso.”
Ainda para mais, sendo uma modalidade com uma expressão internacional de outro calibre, também lhe abre portas ao profissionalismo.
“É um desafio, vou conhecer um novo país e uma nova realidade. O objetivo é continuar, mostrar qualidade e ir jogando em equipas cada vez mais fortes”, explica o atleta que já foi internacional sub-23 e deverá estrear-se pela seleção principal no Europeu C, marcado para setembro, na Bósnia.
“Entusiasmado”, Alexandre Conde partirá para Barcelona em outubro, após a competição de seleções. No entanto, nesta hora de despedida não esquece os colegas da APD Leiria, com quem diariamente treinou no Pavilhão do Lis, nesta sua nova vida, sobretudo do vice-presidente e colega de equipa Manuel Nunes e do treinador Luís Ramos.
Sabe que sem eles tudo teria sido muito mais difícil.

in Leiria Desporto

terça-feira, 18 de julho de 2023

Faleceu o padre Manuel Melquíades

Natural da Bajouca, Leiria, o sacerdote tinha 86 anos e residia na Casa do Clero, em Fátima.

Manuel Melquíades, sacerdote natural de Bajouca, concelho de Leiria, faleceu esta segunda-feira, na Casa do Clero, em Fátima, onde residia As cerimónias fúnebres decorrerão amanhã, dia 19, na igreja paroquial da Bajouca, pelas 16 horas.
Ordenado em 1961 pelo bispo D. João Pereira Venâncio, Manuel Malquídes começou o exercício sacerdotal como co-adjutor na paróquia da Maceira, sendo sucessivamente pároco da Boa Vista (Leiria), Vermoil e Meirinhas (Pombal), São João e São Pedro, Alcaria e Pedreiras (Porto de Mós. Em 2001, regressou à Maceira, como pároco, seguindo-se depois Amor, também no concelho de Leiria.
O sacerdote foi ainda director do Internato Distrital de Leiria, professor de Educação Moral e Religiosa Católica e provedor da Confraria de Nossa Senhora da Encarnação, em Leiria, entre outras funções.
Numa nota de pesar, a Diocese de Leiria-Fátima destaca a “sensibilidade musical e pastoral” do sacerdore, assim como a sua “bondade natural e generosidade no auxílio às aflições alheias”. “O padre Manuel Melquíades era uma pessoa culta, gostava de viajar e serviu o povo de Deus como um bom e zeloso pastor”, acrescenta aquela nota.

in Jornal de Leiria

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Freguesia de Amor conquista bandeira verde

A Freguesia de Amor foi galardoada a semana passada com a “Bandeira Verde", vendo confirmada o seu estatuto como "Eco-Fregesia 2023”.
Na cerimónia de entrega das bandeiras que decorreu em Miranda do Corvo esteve presente o tesoureiro, Daniel Almeida, em representação do restante executivo e pessoal autárquico.
Esta distinção foi apenas atribuída a 131 freguesias de todo o país, sendo um reconhecimento do trabalho efetuado durante o biénio 2021/2022.
Na sua primeira participação, a Freguesia de Amor conquistou o escalão Prata, obtendo um resultado final de 75%.
O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis.

quarta-feira, 12 de julho de 2023

Falecimento


 

Centro de Saúde de Amor concluído este mês

Três novos centros de saúde no concelho de Leiria vão ficar concluídos este mês, num investimento global de 3,7 milhões de euros, anunciou a Câmara Municipal.
Segundo informação enviada à agência Lusa, em julho é finalizada a Unidade de Saúde de Parceiros, Azoia e Barosa (1,6 milhões de euros), a de Bidoeira (868 mil euros) e a Unidade de Saúde de Amor (1,1 milhões de euros).
“Estamos a falar de três obras totalmente novas, de raiz”, afirmou o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, explicando que são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas tem “uma parte ainda significativa a ser executada pelo município, nomeadamente projetos, aquisição de terrenos e também alguma parte da obra”.

in Diário de Leiria

Invasão no Colégio Dinis de Melo e Censocapa podem estar relacionadas


Passava pouco das vinte e três horas de ontem, dia 11 de julho, quando um segurança ao serviço no Colégio Dinis de Melo detetou a entrada de um intruso.
Segundo o que foi possível apurar no local, o meliante terá pulado o gradeamento na parte traseira do colégio, atravessando o recreio e quebrado o vidro de uma porta para conseguir aceder ao edifício.
No mesmo momento, o segurança que se encontrava a fechar o pavilhão, estranhou o barulho, mas pela semelhante com os barulhos de vidros a quebrar durante a recolha do vidrão, não terá dado particular importância.
Após entrar, o gatuno deslocou-se até ao primeiro andar (andar térreo frontal), e, com a utilização de um extintor, partiu um segundo vidro de uma segunda porta, para entrar na secretaria. Este segundo estrondo colocou o segurança em alerta, que se dirigiu diretamente para o edifício principal. Foi no primeiro andar que surpreendeu o meliante, que se colocou em fuga, conseguindo-se evadir saltando dois portões.
Com a chegada das autoridades, foi detetado sangue na sala dos professores, apontando estas para que o criminoso se tenha cortado num dos vidros partidos.

Crime continua no Centro de Dia
Por volta das 23h40 foi a vez de os alarmes do Centro de Dia dispararem. Vários membros da direção receberam o aviso de intrusão, e dirigiram-se imediatamente para as instalações do Censocapa.
Ao chegar, repararam que duas janelas tinham persianas torcidas e forçadas, mas apenas uma janela estava realmente aberta. Nada foi relatado como furtado ou mexido inicialmente. No entanto, durante uma segunda inspeção ao local, foi descoberta parte da rede da vedação traseira dobrada e pingas de sangue no interior do edifício.
Devido à proximidade dos dois locais — com terrenos juntos à Rua do Outão —, e à sequência de tempo, além do facto de ter sido encontrado sangue em ambas as instituições (que foi recolhido para análise), é possível supor que o mesmo indivíduo seja responsável pelas invasões.
Ambos os casos estão agora nas mãos das autoridades, que estiveram presentes nos dois locais para recolher indícios.

in Jornal Amor Mais

terça-feira, 11 de julho de 2023

domingo, 9 de julho de 2023

Casal roubado em casa com uso de violência

Este sábado à tarde, em Amor, por volta das 18h30, um casal idoso foi surpreendido em casa por três homens, que utilizando violência se introduziram na sua residência, ameaçando e roubando. Os meliantes fugiram numa viatura escura.

Fonte: Jornal Amor Mais
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...