Foi num clima de festa e confraternização que decorreu no passado sábado, dia 18 de Setembro, a inauguração do centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, do Centro Social da casa do Povo de Amor.
Esta cerimónia foi presidida por Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social, tendo contado ainda com a presença de Raul Castro, Presidente da Câmara Municipal, José Rodrigues Carnide, Presidente da Direcção da Casa do Povo, Adelino Fernandes, Presidente da Junta de Freguesia de Amor, representantes de entidades públicas, Autarcas, entre muitos outros convidados.
A cerimónia teve início com o descerramento da placa evocativa da inauguração, pelo membro do Governo e pelo Presidente da Autarquia, após o que se seguiu a bênção do edifício pelo Pároco da Freguesia e uma visita pormenorizada às novas instalações.
Este Centro de Dia tem um conjunto de importantes valências, com destaque para a sala de convívio, sala de refeições, sala de banhos, gabinete de enfermagem, rouparia, garagem e diversos gabinetes.
Após a interpretação do Hino da Freguesia de Amor, pelo Coro que incluía idosos residentes naquele Centro Dia, tiveram lugar as intervenções dos convidados.
José Rodrigues Carnide, Presidente da Direcção do Centro Social da Casa do Povo de Amor, enalteceu a presença do Secretário de Estado da Segurança Social, tendo afirmado que "Com este equipamento reinstalámos com mais dignidade os serviços que proporcionámos aos nossos idosos". Aquele responsável realçou ainda o apoio da Câmara Municipal de Leiria que se cifrou em cerca de 30 mil euros".
A segunda intervenção esteve a cargo de Raul Castro, Presidente da Autarquia, que começou por afirmar a importância do dia para a Freguesia de Amor, "numa obra reivindicada por toda a freguesia, que só foi possível concretizar com os esforços de muitos". O Autarca destacou ainda a importância da presença do secretário de Estado da Segurança Social, o que vem atestar a preocupação do Governo com o apoio social aos mais necessitados.
Conclui desejando o melhor sucesso á instituição, para que continue a cumprir os seus objectivos no apoio às necessidades sociais da freguesia.
A última intervenção esteve a cargo de Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social, que deu os parabéns a todos os que trabalharam para que esta obra seja uma realidade. Aquele responsável do Governo afirmou que "é bom colocar a primeira pedra, mas é muito melhor quando a obra chega ao fim". Pedro Marques, apresentou uma breve resenha cronológica do Programa PARES, que já apoiou no país cerca de seiscentos equipamentos sociais, entre os quais, cinquenta no Distrito de Leiria e nove no Concelho de Leiria, de que este Centro Dia é um exemplo".
Destacou ainda, o facto, deste Programa apoiar 25 mil idosos em todo o país e concretamente oitenta idosos no centro de Dia do Centro Social da Casa do Povo de Amor.
Aquele membro do Governo destacou ainda a criação de postos de trabalho, com a entrada em funcionamento destes equipamentos sociais e deu enfoque à necessidade de promover a coesão social numa parceria entre o Estado, as Autarquias e as Instituições Sociais Locais. Concluiu referindo que para além do apoio à construção, o Governo apoia o funcionamento das Instituições, o que relativamente a este Centro de Dia representa 180 mil euros por ano.
No final decorreu um lanche convívio com todos os idosos, familiares e convidados, bem como a actuação do Rancho Folclórico daquela Freguesia.
Sem comentários:
Enviar um comentário