domingo, 14 de fevereiro de 2016

AMOR Uma aldeia Portuguesa, pois claro.

AMOR
Uma aldeia Portuguesa, pois claro. 

Aldeia constituída como freguesia no ano de 1630.
A origem do seu nome não se sabe ao certo, embora existam algumas lendas e mitos acerca do seu aparecimento.
A maioria dos habitantes da freguesia acredita na lenda que liga o nome aos amores atribulados de D. Dinis. 
Esta diz que o nome da freguesia se deve ao facto de D. Dinis manter nesta localidade uma amante, "A mór", assim denominada por ter sido escolhida para sua amante. 
Segundo esta teoria, a designação "A mór" foi sofrendo modificações ao longo dos tempos até tornar o que é hoje o actual nome da freguesia: "Amor". 
Mas existem algumas duvidas em relação a esta explicação pois num documento, redigido por D. Sancho II, traduzido para português actual pode ler - se: "Todos os jurados (...) disseram (...) também Domingos Chanca possui moinhos em amor e o senhor rei não recebe dai os seus direitos (...) ". 
Ora tendo o reinado de D. Sancho II sido de 1223 a 1247 e o de D. Dinis de 1279 a 1325, significa que o nome "Amor" utilizado para denominar um local em Portugal Continental era já anterior a lenda que é tida como explicação.
Outra teoria sobre esta terra e a origem do seu nome é que Amor antigamente fora navegável. E que nessa altura chamavam ao Alto de S. Paulo, "Almore" - que quer dizer o "sitio mais alto". E ao longo dos tempos e com a evolução da língua a palavra "Almore" foi perdendo as letras "l" e "e" dando origem ao que é hoje: Amor.
Ainda outro mito curioso em relação ao nome da freguesia é que muitos habitantes acreditam que esta terra deriva o seu nome de "Jerumenha". Segundo a lenda um habitante local desconhecido partiu para a localidade de Jerumenha, Alentejo, para lutar contra os franceses na altura das invasões. Ele alcançou o que mais nenhum tinha conseguido, o rei, para o felicitar deu- lhe o sobrenome de "Jerumenha", para ele o poder passar aos seus sucessores, nome esse que ficou como nome da terra onde habitava, Amor.

Enquadramento geográfico
A freguesia de Amor situa-se a 10km de Leiria. Fica situada entre Leiria, Marinha Grande e Monte Real. É atravessada por um afluente do Rio Lis e pela E.N. 349-1.
Mapa.
A freguesia é composta por doze lugares, sendo eles: Amor, Barradas, Barreiros, Brejo, Casal dos Claros, Casalito, Casal Novo, Coucinheira, Lezíria dos Paus, Ribeira da Escoura, Toco e Brejieira.

in Aldeias de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...