quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Um bom exemplo de cidadania activa

O assunto não é novo, mas de dia para dia parece piorar. É degradante o estado em que se encontram os cursos de água em Amor. Nem a água se consegue ver, tal a dimensão da flora. Apesar de ser notório que não é da responsabilidade directa da junta a sua limpeza, pouco se tem visto esta entidade fazer de forma as que os responsáveis assumam os seus deveres.
Maria da Conceição Rola deu a sua voz à voz de dezenas de habitantes de Amor e ao jornal Região de Leiria, levantou a questão que muitos já se fizeram: A quem compete fazer a limpeza do colector de Amor? Deixamos a resposta.

" Há vários anos que peço às várias entidades para que seja feita a limpeza do colector de Amor tal como fizeram com o Rio Lis. A quem compete fazer a limpeza? Se existir um inverno rigoroso, quem assume a responsabilidade da falta de limpeza? Maria Conceição Rola Rodrigues
A falta de limpeza do colector, e valas próximas, na Rua do Rei Lavrador, em Amor, preocupa a leitora, cuja habitação, com 44 anos, está construída em leito de cheia. "Agora as pessoas andam preocupadas com os incêndios e eu, no inverno, ando preocupada com a água. É um drama. Cada vez que chove fico com o coração nas mãos", diz, recordando as cheias que lhe inundaram a casa há 28 anos. Desde 2015 que a leitora refere que contacta várias entidades e, diz, que até ao momento nada foi feito.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), confirma a reclamação e refere que a vala em questão, colector de Amor "está sob a responsabilidade da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis (ARBVL), tendo sido comunicado à referida associação a necessidade de intervenção". Esclarece ainda que os "trabalhos de conservação foram iniciados a montante, tendo-se verificado posteriormente que a intervenção não chegou até ao local das propriedades da reclamante, por dificuldades técnicas operacionais".
Ao nosso jornal, a ARBVL afirma que "tem sido feita limpeza regular, tendo a última sido feita em fevereiro", altura em que foi limpo "parte do colector". A responsabilidade desta associação incide até ao meio da linha de água, portanto sobre uma das margens. Foi já solicitado à Junta de Freguesia de Amor a necessidade de efectuar a limpeza da margem esquerda, por ser da sua responsabilidade. Contactada, a Junta de Freguesia esclarece que a limpeza do troço não é da sua responsabilidade e informou a moradora. 

MG - Região de Leiria


2 comentários:

  1. "Contactada, a Junta de Freguesia esclarece que a limpeza do troço não é da sua responsabilidade e informou a moradora", então afinal de quem é a responsabilidade?

    ResponderEliminar
  2. a junta não tem tempo para essas coisitas.bom,bom é fazer festas, dar bolos aos tolos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...