Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza. Assim ditam os votos do sagrado matrimónio. E na semana em que se assinala o Dia de São Valentim, o JORNAL DE LEIRIA foi conhecer vários casais, para quem o amor nasceu e floresceu precisamente nos cenários mais adversos. Gente que combate a pirataria em alto mar, que luta contra a extrema pobreza ou contra as limitações da condição física, mas que encontrou o par perfeito para vencer as contrariedades.
Muito amor, para lá de uma cadeira
Frederico, de 27 anos, depende da cadeira de rodas desde que teve um acidente, com apenas ano e meio de idade. Sempre se conheceu nesta condição e não foi pelo facto de não andar pelo seu pé que deixou de estudar, de fazer amigos e de sair, tal como fazem quase todos os jovens da sua idade.
Há dois anos, recém-licenciado em Comunicação Social, Frederico começou a participar num projecto de um jornal, em Amor, e, por intermédio de uma amiga, juntou-se à iniciativa outra jovem da freguesia, a Carina, uma estudante de Matemática Aplicada.
E eis que o amor acontece na terra com o mesmo nome. Frederico gostou logo do ar da Carina e a amizade progrediu até à relação apaixonada e de cumplicidade que têm hoje. Carina não nega que foi complicado perceber que os dois passaram a ser demasiadas vezes o centro das atenções. Mas isso foi de início, até se habituar a ignorar os outros ou a brincar com a situação.Tal como faz o próprio Frederico, sempre confiante e bem humorado.
O receio da reacção dos seus pais também a preocupou. Mas a relação foi muito bem aceite tanto pelos pais de Carina como pelos do Frederico. O dia-a-dia acontece com a normalidade que caracteriza qualquer relação de dois jovens. Briga-se por ninharias, como o futebol, explica Carina, e fazem-se planos para o futuro. Planos a dois, por agora, e mais tarde a três. Porque ambos sonham ter filhos.
Quanto à cadeira de rodas, é apenas um auxílio, como são todas as adaptações que Fred tem no carro ou em casa. E nada mais.
in Jornal de Leiria, 15 de Fevereiro de 2018
Foto: Ricardo Graça
Sem comentários:
Enviar um comentário