sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Actualidade


Imagem: Junta de Freguesia de Amor

 

COVID-19 | Evolução dos casos na Freguesia de Amor


Com um aumento de 409% durante o mês de janeiro, a situação torna-se preocupante na freguesia.
Compreendemos que o gráfico possa parecer "exagerado", por não termos uma atualização diária do número de casos, mas tal apenas iria "aligeirar" a inclinação da "curva". Estaríamos no mesmo lugar que estamos agora.
Por fim, também sabemos ser impossível quantificar quantos casos ainda estão ativos, mas se considerarmos por defeito que todos os detetados na última semana o estão (os últimos 51), falamos de muitas pessoas e famílias em isolamento profilático, centenas de contactos de risco.

Fonte: Jornal Amor Mais

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Sem explicações adicionais, USF de Amor continua encerrada


Certamente que o  motivo que levou ao encerramento do posto médico de Amor é bastante válido, e de certeza que existiu muita ponderação antes da tomada de uma medida tão drástica quanto esta. Nada a dizer, os profissionais da área certamente terão tomada a melhor decisão.
No entanto e tendo em conta que grande parte dos utentes são idosos, alguns deles sem apoio familiar, já deveria existir por parte da Junta de Freguesia um plano alternativo, que permitisse a esses mesmos idosos,  a continuidade do acesso à saúde. A Junta de Freguesia, que é tão lesta a colocar fotos de árvores de natal e coisas assim, já deveria ter um plano de emergência, que permitisse minorar as consequências de tão drástica decisão, e que essas medidas adoptadas já fossem do conhecimento da população.

Oferta de emprego


 

sábado, 23 de janeiro de 2021

Acidente grave junto ao viaduto da A17

Não é de hoje, não é de ontem..é desde sempre. Desde que foi feita a A17, e a via paralela que dá acesso aos Campos do Liz, que os acidentes no cruzamento com a Rua das Fontainhas se sucedem. Certamente já vai mais de uma dezena, todos da mesma forma. Há muito que se reclama uma intervenção ali, que ajude quem ali passa a ter uma noção mais clara do fim da estrada e que se trata de um cruzamento. Para quem  faz o trajecto diariamente, pode até parecer que não existem motivos ali para reforçar a atenção para o fim da estrada, mas para que não conhece, acreditem que se trata de um troço bastante perigoso e que só por milagre ainda não aconteceu ali um acidente com vítimas mortais. Depois de mais um acidente hoje, era bom que quem manda realmente faça alguma coisa e coloque na agenda, uma intervenção ali, como uma prioridade.

Fotos: Rui Cordeiro.

Falecimento


 

Falecimento


 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Mortalidade a subir 52% no distrito de Leiria nas primeiras semanas de Janeiro


Morre uma pessoa com Covid-19 no distrito de Leiria a cada quatro horas. Outras causas apontadas para o aumento da mortalidade são os atrasos nos diagnósticos e tratamentos de saúde, e, mais recentemente, a vaga de frio.

Nos primeiros 19 dias de 2021, registaram-se 563 óbitos (Covid e não Covid) no distrito de Leiria, mais 193 do que a média no mesmo período dos cinco anos anteriores – o equivalente a um aumento de 52% – e mais 216 face a 2020, segundo o Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO) gerido pela Direcção-Geral da Saúde (DGS).
As primeiras semanas de Janeiro vêm agudizar a evolução negativa da mortalidade. Em 2020, primeiro ano da pandemia, registaram-se 5.561 óbitos no distrito de Leiria, mais 280 do que em 2019 e mais 286 do que a média dos cinco anos anteriores, ou seja, 2015 a 2019, um aumento de 5,4%. Mais uma vez, a Covid-19 – que fez 222 mortos no distrito de Leiria em 2020 – não chega para justificar todos os óbitos em excesso.
Além do novo coronavírus, os especialistas apontam como causas da mortalidade em excesso, em Portugal, os atrasos nos diagnósticos ou tratamentos de saúde como efeito colateral da pandemia, e, mais recentemente, a vaga de frio.
Os dados do SICO disponíveis online têm início em 2014. E, desde 2014, é 2020 o ano com mais mortes no distrito de Leiria. Entretanto, no dia 7 de Janeiro de 2021, morreram 41 pessoas. Mais, só em 18 de Junho de 2017, no contexto do incêndio de Pedrógão Grande (46).
No concelho de Leiria, em 2020, registaram-se 1.228 óbitos, mais 6 do que em 2019 e mais 69 do que a média dos cinco anos anteriores, um acréscimo de 5,9%. Também noutros três concelhos do agrupamento de centros de saúde do Pinhal Litoral, a mortalidade em 2020 é superior à média dos cinco anos anteriores, com subidas de 17% na Batalha, 12% na Marinha Grande e 11% em Porto de Mós.

in Jornal de Leiria

BENEFÍCIOS NOVO CONFINAMENTO OBRIGATÓRIO - COVID-19


Tendo em consideração a situação atual provocada pela pandemia COVID-19, os SMAS de Leiria estão, mais uma vez, a reunir esforços para minimizar o impacto desta realidade, disponibilizando aos clientes um conjunto de benefícios, que entraram em vigor no dia 15 de janeiro e permanecerão durante o estado de confinamento:

✔️ As famílias em situação de dificuldade financeira poderão requerer o adiamento do pagamento da fatura da água, para janeiro de 2022, mediante preenchimento do impresso IMP091 (http://bit.ly/SMAS-Leiria_IMP091-01) e envio para o e-mail: covid19@smas-leiria.pt;

✔️ Prorrogação automática do tarifário social doméstico, até dezembro de 2021, para quem já beneficia, não é necessário enviar requerimento;

✔️ Isenção das tarifas fixas de saneamento e resíduos sólidos urbanos , para clientes não domésticos que são obrigados a encerrar, mediante preenchimento do impresso IMP093 (http://bit.ly/SMAS-Leiria_IMP093-01) e envio para o e-mail: covid19@smas-leiria.pt;

✔️ Isenção da tarifa de suspensão e reativação de contrato para clientes não domésticos que decidam suspender o fornecimento de água, interrompendo assim a faturação. Para suspender necessita de preencher o impresso IMP071 (http://bit.ly/SMAS-Leiria_IMP071-01) e para a reativação o impresso IMP071 e envio para: covid19@smas-leiria.pt;

✔️ Isenção do pagamento da fatura da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos para IPSS, Bombeiros, Associações Culturais e Desportivas, mediante preenchimento do impresso IMP092 (http://bit.ly/SMAS-Leiria_IMP092-01) e envio para o mail: covid19@smas-leiria.pt;

✔️ Suspensão dos cortes de fornecimento de água durante o primeiro semestre de 2021, decorrente do OE 2021 (Orçamento de Estado). Não se fazem cortes, mantém-se o envio dos avisos de dívida e aconselha-se os clientes a efetuar um acordo de pagamento com os nossos serviços, de forma a não acumular valor em dívida.

Estamos certos de que tudo o que é feito atualmente para minimizar o impacto da pandemia nas nossas vidas, pode parecer pouco, mas estamos empenhados em cuidar da nossa comunidade.

SMAS de Leiria – a cuidar da sua água!

Oferta de Emprego


 

Projecto para o novo centro de saúde de Amor está já a ser elaborado


A par da USF dos Parceiros, estão ainda a ser elaborados os projetos para novas infraestruturas de saúde nas freguesias de Amor e da Bidoeira de Cima.
Na deliberação aprovada hoje, o executivo da Câmara de Leiria explica que “os centros de saúde de Parceiros, Bidoeira e Amor são anseio da população local, uma vez que a capacidade de resposta atual nos cuidados de saúde primários e continuados encontram-se aquém das necessidades existentes”.
Os novos projetos pretendem assim “reforçar a rede de infraestruturas de saúde” e “colmatar as disparidades territoriais ainda existentes em matéria de acesso e da qualidade assistencial da rede pública de saúde”.

in Região de Leiria

sábado, 16 de janeiro de 2021

Natural do Casal Novo, Beatriz Passagem destaca-se no Futebol Feminino


Com passagens por At. Ouriense e Futebol Benfica, onde se encontrava até ao mês passado, Beatriz Passagem representa um reforço de valia para o GD Ilha, da III Divisão, que ainda disputa a Taça de Portugal.

No futebol e na vida tudo muda e Beatriz Passagem é disso exemplo, tendo passado no espaço de poucas semanas de estar no limiar da estreia na Liga BPI a ter de recomeçar em baixo, a partir da III Divisão. A época transata começou com o momento mais alto, a passagem pelo Futebol Benfica, da qual faz um balanço extremamente positivo: “em Agosto fui chamada para um estágio com a equipa A em Portimão, ao qual fui e a partir daí comecei a treinar com a equipa A, sendo chamada para ir para o banco nos jogos da Liga BPI,” revelou.
Com efeito, a guardiã de 19 anos fez parte da convocatória para três jornadas de forma consecutiva, nas partidas ante Damaiense, Marítimo e Amora, não tendo deixado o banco de suplentes. Ao mesmo tempo, conta, “comecei a treinar na equipa B, na qual fui convocada para o jogo contra o Racing Power em que joguei meia parte, o que me levou a ser titular no próximo jogo (NDR: ante o Barreirense) em que ganhámos por 3-1. “Tudo parecia encaminhado para a afirmação num clube histórico, com três meses de notória evolução…mas não – tudo mudou de forma repentina.
Depois dessas partidas das equipas A e B do ‘Fofó’, Beatriz mudou-se para Leiria, explica, “porque não estava bem” numa situação que nada tem que ver com o clube e garante ser apenas de índole pessoal. Felizmente para a talentosa guarda-redes surgiu-lhe a possibilidade de continuar a competir e passou a ser reforço de Janeiro para o Ilha, clube que facilmente mereceu a sua preferência até porque, justifica Beatriz Passagem, “conheço o grupo” e portanto reconhece-lhe a competência e qualidade para regressar aos patamares em que já se encontrou.
Voltar a um clube de Liga BPI em breve é o objetivo pessoal para Beatriz, que antes de representar o Futebol Benfica ainda fez parte dos quadros do Atlético Ouriense, também pertencente ao escalão máximo. No entanto, nega estar, tal como o apelido, de passagem pelo clube – a ideia passa por ajudar as suas companheiras a atingir os objetivos desportivos. “As minhas ambições são ajudar a equipa a chegar longe, à fase de subida à II Divisão, e chegar o mais longe possível na Taça de Portugal”, prova na qual poderá vir a ter pela frente uma equipa de Liga BPI caso leve de vencida o Correlhã na 2ª eliminatória.
Ditou o sorteio que o vencedor dessa partida receberá o Boavista, colocando novamente uma equipa de primeiro escalão na rota da jovem guardiã que ainda há cerca de dois meses representava um dos clubes de maior tradição no futebol feminino português, o Futebol Benfica com o qual até se poderá vir a reencontrar. Para isso acontecer, primeiramente a Ilha terá de ultrapassar duas eliminatórias, agora reforçada por uma guardiã cuja estreia sucedeu este domingo…e de forma promissora: ‘ficha limpa’ na vitória sobre a AD Estação por 2-0.

Rafael Reis - Lado F

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Governo decreta proibição de circular entre concelhos nos próximos sábado e domingo


Volta a ser proibido circular entre concelhos em todo o continente e há recolher obrigatório a partir das 13 horas nos município de risco elevado, muito elevado e extremo.

O Governo determinou esta quinta-feira a proibição de circular entre todos os concelhos do continente, a partir das 23 horas de sexta-feira, dia 8, e as 5 horas da próxima segunda-feira, dia 11.
Excluindo 25 concelhos do país em risco moderado – entre os quais Castanheira de Pera na região -, os restantes 253 municípios estão sujeitos este sábado e domingo a recolher obrigatório entre as 13 horas e as 5 horas do dia seguinte.
A renovação do estado de emergência decretada pelo Presidente da República entra em vigor às 00 horas desta sexta-feira e prolonga-se por oito dias, até às 23h59 do dia 15 de janeiro.

in Região de Leiria

Desaparecidos


Desapareceram sem aviso prévio, os funcionários desta empreitada. Não se sabe as motivações, mas suspeita-se que poderão reaparecer na obra três meses antes das próximas eleições autárquicas.

Comunicado da Junta de Freguesia


 

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Estação para tratamento de efluentes suinícolas não vai ser construída


O ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, garantiu, na Marinha Grande, que a construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES) no concelho de Leiria para o tratamento dos efluentes “não vai avançar”, por “falta de compromissos com os empresários do sector”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...