quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Álvaro Madureira esteve em Amor e apontou o dedo à gestão caótica da Câmara Municipal


Na noite de 8 de setembro, os membros da da lista de Joaquim Margarido à Junta de Freguesia de Amor juntaram-se na sede do Grupo Desportivo do Casal Novo para uma reunião com Álvaro Madureira, candidato à Câmara Municipal de Leiria. Estiveram também a acompanhá-lo Branca Matos, Sandra Domingues e Licínio Moreira, também estes candidatos à vereação do município.
Tendo sido o primeiro encontro do género, ele serviu essencialmente para perceber o programa eleitoral do candidato a Câmara de Leiria e explorar formas de sintonização da campanha. Um dos pontos de agenda foi também a avaliação do estado da freguesia de Amor e a identificação das suas mais prementes necessidades.
Álvaro Madureira começou por exprimir a necessidade de se ter uma profissão para se poder estar livre na política. "Quem depende da política, acaba por tomar opções de forma a manter-se no poder", afirmou, complementando a sua apresentação com a partilha de um objectivo pessoal: "estamos aqui para fazer o melhor para os outros".
O candidato referiu conhecer bem a equipa do Joaquim Margarido. Embora tenha confessado que Amor seja uma das freguesias que conhece menos e ainda estar a criar laços com a população, afirmou que "a vossa equipa é de excelência".

Depois da apresentação, passou a identificar alguns problemas da Freguesia que também mereceram uma intervenção da sua parte em sede própria. "Posso dizer que, relativamente à ponte que alargaram recentemente [nos Barreiros], fui das pessoas que mais insistiu para que essa obra fosse feita", informou, acrescentando que era um local por onde passava muito frequentemente e que já há muito considerava um dos pontos negros. A par desta obra, também tem havido da parte dele uma insistência junto das autoridades competentes para a requalificação do acesso à A17 pela Ortigosa.
Mudando de assunto, referiu que "Amor tem uma excelente água, e muita dessa água é para uso na cidade, por gente que não é de cá". Considera ser uma injustiça e uma falta de sentido de gestão que "a câmara de Leiria pague às Águas do Centro Litoral para vir buscar aqui água, e a população não ter retorno nenhum". Segundo a sua opinião, "temos de exigir contrapartidas". A propósito de águas, e no que diz respeito ao rio Lis, frisou que "a maioria da contaminação do rio Lis é de esgotos da cidade", sendo que são as populações da periferia, como a Freguesia de Amor que acabam por sofrer as consequências.
No que diz respeito ao sector da saúde, para além de ter informado que o Hospital de Leiria está sobre aproveitado, havendo alturas do ano em que parece uma zona de guerra, manifestou a sua preocupação pelos funcionários que têm trabalhado até á exaustão. "Temos de apostar na saúde, é um bem essencial", afirmou. Neste sector, acusou a Câmara de Leiria de não querer assumir o compromisso de ficar com a gestão das unidades de saúde familiar e centros de saúde, para se descartar da responsabilidade do mau funcionamento destas unidades.
Relativamente ao Plano Diretor Municipal (PDM), alertou para o facto de muitos terrenos onde se pode construir no presente, vão deixar de ter essa possibilidade no próximo ano. "Querem por as pessoas a viver em apartamentos caros na cidade", desmascarou, acrescentado que "há aqui uma especulação enormíssima controlada por grupos". Na área da construção, revelou ainda que a Câmara de Leiria é das piores em termos de prazos de licenciamento.
O tempo deu ainda para abordar a gestão de mercado municipal que, no entender de Álvaro Madureira, tem sido caótica. Lembrou as obras mais recentes tais como a da avenida Heróis de Angola, da avenida de Nossa Senhora de Fátima e do Mercado Municipal. Só nestes três exemplos verificaram-se derrapagens de milhões de euros, porque não houve estudos prévios feitos com competência. O caso da avenida Heróis de Angola é um dos exemplos mais flagrantes de gestão danosa em que se rejeitou a comparticipação em cerca de sete milhões de euros de fundos comunitários a fundo perdido para a sua estabilização. Como resultado, aquela artéria sofreu uma operação de cosmética que não resolveu os seus problemas estruturais que, mais tarde ou mais cedo, acabarão por se manifestar, pondo em risco a vida das pessoas que aí passam todos os dias.

Retirado de www.amor2021.pt

21 comentários:

  1. Em AMor não sei, mas em Leiria duvido que o PSD tenha mais de 10%

    ResponderEliminar
  2. Comentador das autárquicas8 de setembro de 2021 às 13:16

    Também acho que em Leiria vai ser uma vitória histórica para o Partido Socialista, como Leiria nunca viu. Já em Amor, acho que o PSD vence. Teve inteligência nas listas, com muita gente dos lugares com mais população e mais bairrista (Casal do Claros e Coucinheira) e depois piscou o olho também ao Casal Novo, que com uma população reduzida, consegue por vários elementos na lista, mais mesmo que Amor e Barreiros, o que não se estranha e até se percebe.

    ResponderEliminar
  3. E aquela história do CDS ir a votos sem ninguem da fegusia, sempre avançou=?

    ResponderEliminar
  4. Resultados em Amor
    PSD - 60%
    PS - 30%
    CDS - 7%
    CDU - 3%

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganou-se na sondagem e colocou um D a mais...Amor vai ser assim:
      - PS - 60%
      - PSD - 30%
      Veremos no dia 26/09 quem terá razão. O povo/pessoas não se esquecem de quem tem estado ao seu lado.

      Eliminar
    2. Se acha que o PS tem estado assim tão bem, o que leva a que muito poucos dos seus eleitos nas ultimas eleições, se apresentem agora?

      Eliminar
    3. PSD não. Ponha antes PSD + PS + Casal dos Claros + Casal Novo

      Eliminar
  5. muita demagogia. Amor receberia por dar água entao depois tinha que pagar por passar na A1, POR USAR as linhas de ferros...

    ResponderEliminar
  6. em leiria o psd nem em 2 fica

    ResponderEliminar
  7. Que chegue o dia 26, para todos falarem no local próprio.
    É só papagaios, que para além de afirmarem a pés juntos autênticas mentiras, ou falarem apenas o que lhes convém, tentam chamar parvos aos outros. Felismente que as pessoas são inteligentes e não se deixarão enganar por balelas ditas pelos tais papagaios do momento os quais, em breve, irão calar o pio!
    Sejam consciencioso, e se tiverem dúvidas, falem com as pessoas certas para que não haja arrependimento quando souberem as verdades.
    Boa noite

    ResponderEliminar
  8. Uma pergunta, quem é o candidato do PSD à Assembleia Municipal? E da CDU?

    ResponderEliminar
  9. a cdu acho que não tem ninguem. psd nao sei e ps é o Berbeiro

    ResponderEliminar
  10. Na verdade e ainda bem estas eleições ganharam uma enorme vitalidade na rede e graças a isso e ao bom trabalho do Amor Mais (desta vez) é possível saber os projectos e ideias de cada lista. Assim pegando nas perguntas que responderam ao jornal, faço algumas perguntas:

    Adriano Neto, candidato pelo Partido Socialista
    1. Aceitei candidatar-me para realizar um verdadeiro trabalho de proximidade em prol da melhoria da qualidade de vida da população e do desenvolvimento sustentável da nossa freguesia. Tenho atualmente total disponibilidade para trabalhar com dedicação por um futuro ambicioso e promissor para Amor. Há necessidades identificadas pela nossa população que merecem ter resposta. E estou certo que esta equipa que lidero tem as caraterísticas necessárias para dar resposta a essas exigências.
    2. Pretendemos dar seguimento aos projetos em curso e iniciar outros com vista a um futuro sustentável, uma melhor qualidade de vida, e na colocação da freguesia ao serviço das pessoas. A vertente social e cultural é uma das nossas prioridades, assim como as questões ambientais, o desenvolvimento económico, a saúde e a educação. As nossas propostas serão dadas a conhecer na íntegra, nos suportes tradicionais, por correio, no Facebook da minha candidatura e no site www.goncalolopesleiria.pt.
    3. Considero que o atual executivo tem feito um ótimo trabalho. Infelizmente este mandato ficou marcado pela lamentável perda do Sr. Américo Bom, que foi um excelente presidente, mas a sua equipa mostrou estar unida e procurou honrar sempre os compromissos assumidos.
    4. O Jornal AmorMais tem realizado um trabalho exemplar na partilha de informações sobre a nossa freguesia junto dos amorenses que cá residem, mas também dos nossos emigrantes que, apesar de estarem longe, têm aqui um meio de se manterem informados sobre a sua freguesia. Projetos como o Jornal AmorMais devem ser sempre apoiados, pois, permitem valorizar o nosso território e levá-lo ainda mais longe. Aproveito para congratular o trabalho desenvolvido pelo Jornal AmorMais e pela Associação AmorMais.
    (Se acha que o PS deixa um bom legado, o que leva a que nenhum dos elementos cimeiros integre a sua lista?)
    -----------

    ResponderEliminar

  11. Joaquim Margarido, candidato pelo Partido Social Democrata
    1. Ao longo dos anos acumulei experiência de liderança que faz muita falta à Freguesia de Amor. Foi com essa ideia que decidi aceitar o convite para encabeçar a lista de forma a colocar esse capital ao serviço de todos e ao desenvolvimento do nosso território material e imaterial.
    2. Nas últimas semanas temos divulgado nas redes sociais algumas das propostas que estão na linha daquilo que apostamos em ser o nosso elemento diferenciador, e que nos distinguirá das outras candidaturas. Pela avaliação que fazemos dos anos mais recentes do governo da Freguesia, isso passa por tornar o cidadão o protagonista dessa governação, no sentido em que é a ele que temos de prestar contas por ser também ele quem nos dá a confiança para a execução dos nossos compromissos. Portanto, não é inesperada a aposta que fazemos na área estratégica da comunicação e proximidade com os habitantes da Freguesia. É por isso que o nosso mote assenta na confiança, que deve existir nos dois sentidos.
    3. O mandato atual teve dois momentos distintos. Fizeram-se coisas boas e outras menos boas. A partir da análise que fizemos ao executivo em exercício, tomámos decisões para o nosso programa que acabam por se refletir em propostas que nos distinguem. Não pretendemos focar-nos no que foi feito, mas no que pode vir a ser feito em prol da Freguesia. É nisso que apostamos em gastar as nossas energias.
    4. As freguesias que têm um jornal impresso, têm um bem inestimável. A maior parte das pessoas não tem bem a consciência da importância que é haver um meio de comunicação local impresso, por inúmeras e relevantes razões. As cerca de quatro centenas de assinantes ficam muito aquém do apreço que o jornal AmorMais merece. E abstenho-me de referir as movimentações de bastidores que houve para o colocar em causa. A proposta é naturalmente óbvia: a Junta, sem nunca colocar em causa a ética jornalística e a imparcialidade, deve apostar no jornal como mais um canal de comunicação e proximidade com os fregueses.
    (Sabendo que Gonçalo Lopes ganha fácil em Leiria, a colagem ao mesmo não fica bem. Assumam, ou são do PS ou PSD.)

    ResponderEliminar
  12. Daniel Pereira, candidato pela Coligação Democrática Unitária
    1. O projeto autárquico da CDU, democrático e de proximidade, é feito para e com os cidadãos. Envolve uma equipa coesa, dedicada, ciente dos desafios sociais e políticos que enfrentamos. Encabeçar tal equipa e tal projeto é um compromisso com o presente para um futuro de confiança — que eu, ligado ao associativismo e a esta terra, não poderia deixar de aceitar.
    Há quatro anos estive neste mesmo lugar, ficando a escassos votos da eleição. Confio, confiamos ser este o ano — não apenas por acreditarmos, mas por sermos a equipa de que Amor precisa.
    2. O nosso compromisso é com as pessoas. As prioridades assentam na cultura, educação, ação social e saúde, enquanto pilares estruturantes do indivíduo e do tecido social, e no empreendedorismo, associativismo e meio ambiente, pilares maiores na consolidação e desenvolvimento da comunidade. Aumentar e melhorar as condições do parque industrial, criar comissão de acompanhamento do PDM, exigir vias, comunicações e transportes, pugnar pelo aumento da equipa médica e dos serviços ao domicílio, investir no parque escolar — tudo para que nós e os vindouros aqui possamos crescer, criar família, envelhecer, sem que Amor se torne mais uma freguesia esquecida e abandonada a si mesma.
    3. Os executivos, de maioria PS/CDS ou PSD/CDS mantiveram e mantém a freguesia estagnada, sem projeto, sem rumo, a oposição continua a não comparecer no seu dever de escrutínio e fiscalização. As obras na via pública arrastam-se no tempo enquanto os problemas se arrastam no pavimento, o desporto aguarda os espaços há anos prometido. Que mais dizer, quando tanto por fazer?
    4. Dinâmico e com ampla cobertura, acompanha o que de relevante acontece entre nós. Presta um importante serviço aos Amorenses e à Democracia, registando e divulgando ocorrências e opiniões, e tornando mais transparente a vida em comunidade.
    Proponho-vos lançarem inquéritos à população, quer na forma de sondagem, quer na de entrevista de rua, permitindo ouvir os cidadãos sobre temas do seu interesse.
    (oposição faz se ao longo de 4 anos e não só quando se chegam as eleições)
    ----------

    ResponderEliminar
  13. Muito iquilibrado, nao acredite que haja uma difrenaça de mais de 50 votos

    ResponderEliminar
  14. Só um pormenor: deviam indicar a fonte do artigo. Só assim, é plágio. Aliás, a fonte ajuda ele própria a contextualizar a notícia.

    ResponderEliminar
  15. Em baixo no artigo, está a fonte de onde foi retirado.

    ResponderEliminar
  16. Obrigado pela atenção. No entanto, o endereço correcto é amor2021.pt

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...