domingo, 31 de dezembro de 2017

Necrologia em 2017


Janeiro
31 - Joaquim Duarte Gonçalves
31 - Manuel Carvalho
31 - Júlio Fernando de Sousa

Fevereiro
1 - Manuel Duarte Areia
5 - Maria Duarte
8 - Claudino da Cruz Inês
12 - Constantino feitor Gaspar
21 - Conceição Ferreira Ruivaco

Março
11 - Manuel Bernardino dos Reis
13 - Laurinda de Jesus Passagem
21 - Afonso José Gonçalves Matias
23 - Luís da Silva Franquinho
25 - Francelina Esperança Feliciano Matias

Abril
2 - Adelina Fonseca
13- Albertino Carvalho do Caminho
19 - José Jorge Alexandre
20 - Francelino Gomes Jorge

Maio
3 - Albertino Jerónimo Alves
30 - Dimantino Clemente Crespo

Junho
14 - Avelino Lopes Carreira 
20 - José Roleiro

Julho
10 - Diamantino Carpalhoso Lisboa
16 - Celeste de Sousa Fernandes
18 - Maria de Jesus Charters
20 - Lurdes Gaspar
29 - Maria Esperança Pereira

Agosto
Emília Pedra da Silva Rodrigues Oliveira.
22 - Alice da Conceição

Outubro
28 - Odília Anjos dos Santos Ferreira Domingues

Novembro
26 - Joaquim de Jesus Cruz

Dezembro
9 - Teresa Marques
11 - Adelino Alves da Cruz
25 - Manuel da Conceição Silva

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Oferta de Emprego em Monte Real


Precisa-se Auxiliar de Serviços Gerais para lar sediado em Monte Real. 
Pretende-se:
- Simpatia e dinamismo 
- Pessoa assídua e pontual
- Vontade de trabalhar 
- Transporte próprio

Oferece-se:
- Remuneração base
- Horário e folga fixa
- Ambiente familiar e acolhedor

Para mais informações, contatar: 963510000

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

ETES de Amor cada vez mais uma miragem

A região de Leiria perdeu 9,1 milhões de euros nacionais e da União Europeia para financiar a construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas do Lis (ETES Lis), porque a Associação de Suinicultores de Leiria (ASL) não apresentou a candidatura à construção da infraestrutura, essencial para combater a poluição na bacia hidrográfica do rio Lis.
O presidente da Câmara da Batalha e vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Paulo Batista Santos, lamenta que “o ano de 2017 termine com a notícia da incapacidade da ASL em congregar os meios financeiros necessários para realizar o projeto da ETES Lis”.
“Perdemos fundos comunitários e persiste um grave problema ambiental na região de Leiria”, considera Paulo Batista Santos, frisando que “a questão não pode, nem deve ser esquecida: devemos exigir responsabilidades e sobretudo reclamar soluções”.
Há um mês, na Batalha, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, criticou a morosidade do projeto que, em 2014, garantiu um apoio de 9,1 milhões de euros de fundos nacionais e comunitários (agora definitivamente perdidos), mas que sofreu sucessivos adiamentos por falta de modelo de financiamento da parte dos produtores.
O secretário de Estado avançou então que os ministérios do Ambiente e da Agricultura estavam “muito esperançados que viesse a ocorrer” a candidatura à construção da ETES, cujo prazo termina no final deste ano.
A verdade é que a ASL não garantiu os 11 milhões de euros de autofinanciamento necessário à execução do projeto. Além disso, as alterações verificadas na composição da parceria e a inexistência de garantias sobre a viabilidade económica e de procedimento de contratação pública, ditaram o fim deste processo.
“Se não há solução, temos de passar à frente. A alternativa é o tratamento dos efluentes de forma individual, com mais custos. A partir daí, quem não cumprir as regras ambientais encerra o negócio, é punido ou assume a despesa muito maior da solução individual”, disse Paulo Batista Santos aquando da visita do secretário de Estado à Batalha.
“Não tenho dúvidas que se adivinha o encerramento de empresas. Se a ETES não for realizada, seguramente mais de 50% das suiniculturas não tem condições de sobrevivência. Há uma linha vermelha traçada até ao fim de 2017”, adiantou.
O secretário de Estado do Ambiente defendeu na altura que o problema da poluição suinícola na região de Leiria “tem de começar a mudar hoje”, mostrando “esperança” na construção da ETES Lis. Uma esperança que sai agora gorada, após mais de dois milhões de euros de investimento em estudos para procurar resolver um problema que se arrasta há décadas.

Carlos Ferreira
Jornalista
redacao@regiaodeleiria.pt

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Mensagens dos Leitores: Vasco Fernandes

Boa tarde.
Como é possível que estas torneiras continuarem estragadas.
Com o problema de seca, cada vez são mais as pessoas que se desloca ao parque de merendas de Amor para se abastecer de água.
Por isso gostaria de saber porque é que a junta de freguesia de amor ainda não se deslocou ao parque de merendas para se certificar das condições do mesmo.
De 3 torneiras em serviço da população só 1 é que funciona, centenas de pessoas passam por lá por dia para abastecer água.
Esta gente anda a dormir
Só quando houver problemas é que realmente se resolve...
Tenho dito...
Vasco Fernandes (piloto para os amigos)

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Empresário de Amor cede as suas instalações para voluntários dos fogos


O grupo de voluntários responsável pela recolha e entrega de donativos às famílias vítimas do incêndio de 15 e 16 de Outubro em Vieira de Leiria mudou de morada. Toda a logística está agora centralizada nas antigas instalações da antiga vidreira Dâmaso, com acesso através da Rua Pires de Campos, também em Vieira de Leiria, num armazém com 800 metros quadrados cedido pelo empresário Rui Cordeiro, proprietário da Tubofuro.
As novas instalações dos voluntários estão a funcionar a partir de hoje, segunda-feira, dia 20. Nos dias úteis, depois das 18 horas; aos fins-de-semana, com porta aberta manhã e tarde.
Os materiais de construção, em especial para coberturas, são os bens mais necessários actualmente, de acordo com Vera Braga Ribeiro, uma das voluntárias do grupo por Vieira de Leiria, Marinha Grande e Pedrógão Grande.

in Jornal de Leiria

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Oferta de Emprego em Casal dos Claros

Recrutamos electricistas.
Recrutamos aprendizes de electricista.
Salário compatível com a experiência.
Guardamos sigilo.
Contacta-nos.
244825306
margaridoefilhos@gmail.com

Roubo de cabos eléctricos deixa 150 atletas sem treinar nos Unidos

Na madrugada de quarta-feira, as instalações do Grupo Desportivo, Recreativo, e Cultural Unidos, nomeadamente o Campo da Lagoa, foi alvo de um assalto, onde foram furtados cabos eléctricos que impediram a actividade desportiva a cerca de 150 atletas do clube, contabilizando-se ainda um prejuízo de 1.200 euros.
Esta é a segunda vez que o emblema de Coucinheira e Casal dos Claros, em Amor, no concelho de Leiria, foi alvo de furto de cabos eléctricos, com os ladrões a procurarem o cobre, pelo que a direcção do clube irá tomar como medida a substituição dos cabos de cobre por cabos de alumínio.
“Roubaram-nos os cabos de ligação de electricidade aos balneários e dos postes de iluminação do campo de futebol. Cortaram-nos ainda a baixada de luz, mas essa questão foi resolvida ainda na quarta-feira através de um piquete da EDP”, contou o vice-presidente da direcção do clube e coordenador de futebol Mário Grácio.
Segundo o responsável, o clube só deu conta do furto ao final da tarde de quarta-feira, por volta das 18h00, altura em que alguns dos atletas do clube iriam começar a treinar. Contudo, devido à falta de luz, todos os treinos foram cancelados, prejudicando parte dos 150 atletas do clube, desde os miúdos aos graúdos.
“Tínhamos marcado para quarta-feira um jogo de treino da equipa sénior frente ao AC Marinhense, mas chegaram aqui e tiveram que ir embora”, explicou Mário Grácio. Apesar de tudo, o clube tem tentado minimizar os estragos e os treinos deverão regressar à normalidade. “Há dois pontes de iluminação que ainda estão funcionais pelo que hoje [ontem] já deveremos treinar à média luz. Não são as melhores condições, mas para já é o que conseguimos fazer”.
Tendo feito queixa junto da Guarda Nacional Republicana, o clube pensa regularizar a situação a meio da próxima semana, com a instalação de cabos de alumínio, mas os responsáveis admitem que os furtos têm prejudicado muito o clube. “Somos uma pequena associação. Sobrevivemos da boa vontade dos sócios e amigos, e toda a ajuda é pouca”, frisou Mário Grácio, dando conta ainda que o clube deverá ainda “colocar alarmes” para salvaguardar os seus bens. |

José Roque - Diário de Leiria

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

1ºFestival do Arroz


Treinos suspensos nos Unidos devido a assalto nesta madrugada

O Campo da Lagoa, em Casal dos Claros, foi esta madrugada alvo de um assalto, tendo os assaltantes para além do roubo de muito material eléctrico, provocado também avultados estragos . A parte eléctrica do campo, postes de iluminação e afins, foi o principal alvo dos assaltantes, estando o clube agora sem iluminação no campo, facto que impede os treinos e o normal funcionamento do clube.
Sendo que os prejuízos são avultados, fica também o clube impedido nos próximos dias de realizar os seus treinos habituais, da equipa sénior e camadas jovens.

Campanha de vacinação antirrábica e identificação electrónica

Foto: Jornal AmorMais

Música ao Vivo no Cascu's Bars


Oferta de Emprego: Primavida

Se tens gosto e vontade de trabalhar com a população sénior...
Se queres fazer parte de uma equipa exigente, dinâmica e divertida...
Se és pontual, assiduo(a), organizado(a) e responsável...
Zelas pelas regras de higiene e segurança no trabalho e pela apresentação pessoal...
ESTA PODE SER A TUA OPORTUNIDADE!!

Envia Curriculum para: amor@primavida.org 
Ou contacta: 244814408/ 924025413

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Legendary Tigerman e Linda Martini levam digressão conjunta à “arena” do Texas Bar (Barreiros)

O concerto de banda de Lisboa e alter-ego do músico conimbricense no Coliseu da capital insere-se numa tournée especial intitulada "Rumble in the Jungle", que já tem passagens anunciadas por Cascais, Braga, Viseu, Leiria, Porto, Coimbra, Alpedrinha, Évora e Torres Vedras.
À semelhança do que sucedeu no final do ano passado com os Capitão Fausto, é no centro da plateia que o palco deste concerto será colocado, fazendo jus à ideia de "combate" que esteve na base da digressão: o título da mesma provém da designação pelo qual ficou conhecido um combate histórico entre os pugilistas Muhammad Ali e George Foreman, em outubro de 1974.
Os bilhetes para este "double bill" no Coliseu de Lisboa já se encontram à venda e o preço dos mesmos é de 18 euros (plateia em pé, balcão e galeria).
Com esta digressão, que tem início a 29 de novembro, os Linda Martini e Legendary Tigerman pretendem homenagear "cada um dos [oito] rounds" desse combate. Além da data agora revelada no Coliseu, é este o roteiro da tournée.


DEZEMBRO
1 - Viseu, Carmo 81
2 - Barreiros (Amor), Texas Bar
6 - Porto, Maus Hábitos
7 - Coimbra, Salão Brazil
8 - Alpedrinha, Teatro de Alpedrinha
9 – Évora, Soir JAA
10 – Torres Vedras, Bang Venue

"A equipa dos Homens-Tigre está no seu pico de forma para este encontro de Titãs. Mal podemos esperar", convida Paulo Furtado. "O Tigre e a turma que se cuidem. Estamos no ginásio a ensaiar truques novos e vamos com tudo para cima deles! Apareçam ou arrependam-se por toda a eternidade", ripostam os Linda Martini em comunicado.

No Casal Novo, Crianças feridas ao fugirem de cão



Quatro crianças de nove anos foram esta quarta-feira assistidas pelos bombeiros, em Casal Novo, Leiria, por terem sofrido ferimentos ligeiros ao fugirem de um cão. Estavam na rua, a cumprir a tradição de pedir bolinho quando o cão saltou a vedação e as perseguiu. O animal, da raça bull terrier, foi para o canil.


quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Oferta de Emprego

Se tens gosto e vontade em trabalhar com a população sénior...
Se queres fazer parte de uma equipa exigente, dinâmica e divertida...
Se és pontual, assiduo(a), organizado(a) e responsável...
Zelas pelas regras de higiene e segurança no trabalho e pela apresentação pessoal...
ESTA PODE SER A TUA OPORTUNIDADE

Envia Curriculum para: amor@primavida.org 
Ou contacta: 244814408/ 924025413

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

O que querem os 4 candidatos para a Freguesia de Amor (Recolha Região de Leiria)

Jorge Agostinho - CDS/PP
- Não respondeu ao Região de Leiria

Daniel Pereira - CDU
- Construção de um parque industrial para fixação de empresas e população, diminuir a desertificação. Melhorar atendimento e assistência domiciliária. Apoio a idosos e crianças, criação de valência lar/creche; criação de espaço museológico, biblioteca; fomentar a prática desportiva, desenvolvendo passeios pedestres. Melhorar os serviços administrativos da Junta.

Jaime Alexandre - PSD / MPT
- Tornar as vias rodoviárias mais seguras, e o seu alargamento, fazem parte das prioridades; concluir os projectos já aprovados, como o alargamento da ponte Barreiros/Amor e a requalificação do parque de merendas. Pretendemos reunir condições para uma ligação rápida e segura à freguesia para solucionar a entrada de veículos pesados.

Américo Bom - PS
- Promover maior segurança rodoviária na freguesia com a construção de passeios e bermas nas principais vias, com destaque para a via que liga a freguesia, e que vai dos Barreiros à Coucinheira.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Oferta de Trabalho Pontual

Adecco recruta:
Promotor/a - Amor - Leiria
Dia: 30 de setembro, das 9:00 às 13h e das 16h às 20h.
Vencimento: 4,40€/H Líquidos
Mais informações e candidaturas enviar email para catia.macedo@adecco.com

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Um bom exemplo de cidadania activa

O assunto não é novo, mas de dia para dia parece piorar. É degradante o estado em que se encontram os cursos de água em Amor. Nem a água se consegue ver, tal a dimensão da flora. Apesar de ser notório que não é da responsabilidade directa da junta a sua limpeza, pouco se tem visto esta entidade fazer de forma as que os responsáveis assumam os seus deveres.
Maria da Conceição Rola deu a sua voz à voz de dezenas de habitantes de Amor e ao jornal Região de Leiria, levantou a questão que muitos já se fizeram: A quem compete fazer a limpeza do colector de Amor? Deixamos a resposta.

" Há vários anos que peço às várias entidades para que seja feita a limpeza do colector de Amor tal como fizeram com o Rio Lis. A quem compete fazer a limpeza? Se existir um inverno rigoroso, quem assume a responsabilidade da falta de limpeza? Maria Conceição Rola Rodrigues
A falta de limpeza do colector, e valas próximas, na Rua do Rei Lavrador, em Amor, preocupa a leitora, cuja habitação, com 44 anos, está construída em leito de cheia. "Agora as pessoas andam preocupadas com os incêndios e eu, no inverno, ando preocupada com a água. É um drama. Cada vez que chove fico com o coração nas mãos", diz, recordando as cheias que lhe inundaram a casa há 28 anos. Desde 2015 que a leitora refere que contacta várias entidades e, diz, que até ao momento nada foi feito.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), confirma a reclamação e refere que a vala em questão, colector de Amor "está sob a responsabilidade da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis (ARBVL), tendo sido comunicado à referida associação a necessidade de intervenção". Esclarece ainda que os "trabalhos de conservação foram iniciados a montante, tendo-se verificado posteriormente que a intervenção não chegou até ao local das propriedades da reclamante, por dificuldades técnicas operacionais".
Ao nosso jornal, a ARBVL afirma que "tem sido feita limpeza regular, tendo a última sido feita em fevereiro", altura em que foi limpo "parte do colector". A responsabilidade desta associação incide até ao meio da linha de água, portanto sobre uma das margens. Foi já solicitado à Junta de Freguesia de Amor a necessidade de efectuar a limpeza da margem esquerda, por ser da sua responsabilidade. Contactada, a Junta de Freguesia esclarece que a limpeza do troço não é da sua responsabilidade e informou a moradora. 

MG - Região de Leiria


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...